LENTES DE CONTATO EM ODONTOLOGIA

Henry Marutaka

25/02/2015

O termo "lente de contato" é usado para exemplificar que a restauração cerâmica é fina como uma lente de contato, sendo extremamente delgada, atingindo espessuras que podem chegar a 0,1mm, isto é, o mínimo necessário para uma restauração ser realizada.

Desta forma as restaurações não necessitam de desgaste dentário, exceto pequenas retificações de irregularidades de superfície, ângulos agudos e alterações anatômicas, o que é chamado de desgaste dentário seletivo. 

É caracterizada também por ser planejada para ser aditiva, onde há somente a necessidade do acréscimo de material restaurador sobre a estrutura dental.

São primariamente indicados para alteração da forma e textura dos elementos dentários, podendo ou não trabalhar o comprimento e alinhamento dentário, reduzindo ou fechando diastemas (espaços entre os dentes), restaurando dentes fraturados ou com deformações e anomalias congênitas.

As lentes de contato são contra-indicados, basicamente, para casos de alteração de cor e condições oclusais desfavoráveis, como posições dentárias inadequadas, portadores de bruxismo e outros hábitos parafuncionais e na inexistência de quantidade e qualidade de esmalte dentário capaz de garantir uma adesão duradoura e eficaz. 

Espero que tenham gostado e esclarecido mais a respeito sobre as lentes de contato.

Para mais informações entrem em contato através do nosso site www.marutaka.com.br

Espero que tenham gostado da leitura!

Até a próxima dica!