POR DENTRO DO DENTE

ODONTOLOGIA MARUTAKA SP

14/04/2015

O dente é uma estrutura muito mais complexa do que imaginamos quando o vemos ao sorrir, é uma estrutura rígida e ao mesmo tempo flexível, apresentando no seu interior um extenso feixe vásculo nervoso. É essencial para a trituração dos alimentos durante a mastigação, para a fala e todos os tipos de movimentos mandibulares, como, por exemplo, os movimentos de lateralidade e protrusão da mandíbula. Além das questões funcionais, está diretamente relacionada à estética facial, mantendo suas proporções faciais e funções musculares em harmonia.

É formado pelo esmalte, dentina e polpa dental e diretamente relacionado aos seus tecidos de suporte como o cemento, ligamentos periodontais, gengiva e osso alveolar.

O esmalte é a camada que cobre a parte visível dos dentes, é o tecido mais duro e altamente mineralizado do nosso corpo e não apresenta terminações nervosas. A cárie se inicia no esmalte, provocando pequenas manchas ou cavidades indolores, e se não tratado atingirá a dentina e a polpa dental.

A dentina é um tecido calcificado localizado abaixo do esmalte (que cobre a coroa dental) e abaixo do cemento (que cobre a raiz). Quando o esmalte ou o cemento deixam de cobrí-la há a exposição da dentina provocando a hipersensibilidade ao frio e ao calor, aos doces e aos alimentos ácidos. Isso porque a dentina é formada por túbulos dentinários, e dentro deles existem ramificações nervosas que quando estimulados provocam a sensibilidade dentinária, a dor.

A evolução da cárie é muito mais rápida na dentina do que no esmalte, já que o esmalte é uma estrutura compacta, dura e a dentina apresenta porosidades, os túbulos dentinários, por onde as bactérias podem se infiltrar mais facilmente atingindo rapidamente a polpa dental ou o nervo.

O nervo ou polpa dental, localiza-se no interior do dente, mais precisamente na câmara pulpar. É o lugar onde não apenas o nervo se encontra, mas uma rede de vasos sanguíneos que irrigam cada um dos dentes. Quando a cárie se aproxima ou atinge essa região, a dor é forte, intensa e às vezes contínua. O recomendável nesses casos é realizar o tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, a fim de remover todo o feixe vásculo nervoso, sanificando a câmara pulpar e restaurando o dente, devolvendo assim todas as suas funções estéticas e funcionais.

hipersensibilidade do denteHipersensibilidade do dente